EsClaricendo

Meu reflexo encontrado no profundo vazio especular se  reflete naquilo que leio em Clarice Lispector. Ali encontro eu próprio, meus nós, meus deslindes, o emaranhado supremo da vida. Lá encontro também uma Vereda, um caminho por onde atravessar a nuvem de fantasia que nos cega a vista e nos dispõe em peleja. Clarice que possui na pena o fabuloso corte do paradoxo, aquilo que torce o entendimento abrindo a Vereda do possível, um caminho de capim macio para o que há de Real em nossas demandas. Real do nó. Real de nosso nó. Em seu aniversario findado ontem e largamente comemorado ao lado de amigos (Débora Rocha, Júlio Macário, André Resende, Flávia Suassuna, Lula Couto, Juliana Lucena, Marta Macbeth) atualizo a impressão de que sua obra nos ajuda a ver o mundo. Percorrê-lo (ele, o mundo), não é compreendê-lo. Vagar a esmo é tantas vezes ignorar a vida e suas questões fundamentais. Seu aniversário nos recorda, sobretudo, que ninguém nasce pra ser feliz.

Anúncios

Sobre Pedro Gabriel

www.lituraterre.com
Esse post foi publicado em (... LITURAS PRÓPRIAS ...), Ec-sistire, Procura da Poesia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para EsClaricendo

  1. Débora Ribeiro disse:

    Nós. A vida é cheia deles, mesmo naquelas em que há um eu, apenas. Engraçado, é o plural dessa palavra que a singulariza… Sublime contrassenso. Seja lá como for, precisamos de ambos. Desfazê-los e redescobri-los é também o que chamamos de viver. São esses “atas” e “desatas” que nos sustentam a vida, que nos sustentam na vida. E eis que surgem os poetas, é quando nos rendemos às suas maravilhosas perspectivas… Que raro é descobrir-se tão intimamente lendo um outro, lendo-se no outro. Lindo.

  2. Pedro Gabriel disse:

    Sensível Débora, partilho com você esse sentimento. Também me emociono encontrando-me em Clarice, Drummond, Bandeira, Pessoa e tantas outras figura impalpáveis que tomam vida e consistência na sóbria apreensão que têm sobre nossa humana condição. Grato pela visita e pelo generoso comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s