currículo

rosto freud“Pertenço àquelas criaturas humanas que se podem encontrar, na maior parte do dia, entre dois móveis, um de conformação vertical, a cadeira, e um que se estende na horizontal, a mesa, e dos quais, na opinião unânime dos historiadores da cultura, desde o início procede toda a civilização, porque ambos, com todo o direito, reivindicam o predicado de sedentários ou “residentes”. Como esta posição não faz as mesmas exigências a todas as partes do corpo, pois, muito ao contrário, as nobres dominam consideravelmente o tampo horizontal da mesa, sinto-me forçado a fazer duas coisas para lhe dar uma ocupação: ler e escrever”

Trecho de carta escrita por Sigmund Freud a Eduard Silberstein,
em 26 de agosto de 1874. Tinha então 18 anos.

 

 

:: Hoje
Psicanalista. Membro participante do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise onde integra atualmente a comissão editorial (Revista Veredas) e o Cartel de Intercontrole. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Psicologia pela Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE (Conceito CAPES-5) com a dissertação “Entre a Casca e o Núcleo: a importância de um Outro narrador para a estruturação do sujeito falante”, dissertação o autismo infantil a partir da Psicanálise freud lacaniana. Fundador do Espaço Letra Freudiana. Exerce a clínica psicanalítica e oferece supervisão clínica e grupos de estudo em Psicanálise. Professor da Faculdade Pernambucana de Saúde (na graduação em Psicologia), da FAFIRE (na pós-graduação em Intervenções Clínicas em Psicanálise) e da Faculdade dos Guararapes (na pós-graduação em neuropsicopedagogia). Atualmente palestra e escreve sobre cinema, literatura (prosa e poesia) e atualidades em Livrarias e alguns programas de rádio e TV, sempre aproximando temas psicanalíticos da população em geral. Temas principais de estudo e pesquisa: Clínica Psicanalítica; Autismo; Direito; Narrativas, Filosofia e Literatura.

 

:: Ontem
Trabalhou, durante 12 anos, no ambulatório especializado de pediatria do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde atuou na assistência e em atividades de ensino e pesquisa (atendimentos clínicos a crianças e seus familiares, grupos de estudo, orientação e supervisão clínica). Ainda no IMIP, durante esse período, atuou como um dos coordenadores “Complementação Especializada em Clínica Psicanalítica”. Foi membro de Intersecção Psicanalítica do Brasil – IPB: uma das instituições fundadoras de Convergência, movimento lacaniano pela psicanálise freudiana. Foi membro do grupo de pesquisa do CNPq: “Narrativa, cultura e desenvolvimento”, coordenado pela Profa. Dra. Luciane de Conti. Atuou por 6 anos como perito/parecerista (psicólogo) em uma vara criminal do TJPE. Foi tele-consultor da rede NUTES (Núcleo de Telesaúde) do Estado de Pernambuco e membro do grupo de pesquisa do CNPq: “Núcleo de Pesquisa da Argumentação: NupArg” coordenado pela Profa. Dra. Selma Leitão.

 

curriculo-lattes2