O Nascimento da Nova França

É de uma doçura às vezes fácil isso de ir aprendendo devagar e displicentemente a se guiar nesta vida tropeçando o mínimo. Às vezes, entretanto (quase sempre), viver se mostra uma coisa que vai acontecendo triste e propensa ao naufrágio cotidiano no mar viscoso do todo dia. Qual é então o valor de prosseguir nessa guerra sem mercê sendo nós mesmos uma triste hipótese de luta ao sol do dia curto em que lutamos (como disse meu querido Drummond)? Se manter vivo nessa massa barulhenta que se tornou a vida nesses trópicos incivilizáveis pra quê? O que nos faz persistir? O que nos faz adiar por mais um dível a inexorável sentença proferida por Van Gogh: “Já chega, quero partir.”? A resposta é simples: porque noites como esta podem acontecer a qualquer instante.

Após várias horas em concílio e constatadas que as grandes transformações do mundo têm ocorrido sem a nossa autorização, nesta sagrada noite decidimos reformar o mundo e erigir, no generoso sertão suíço-arcoverdense, a Nova França, uma república independente feita de civilidade, silêncio, queijo Coalho e cigarrilhas: a nossa França pessoal. Todos os dias serão 14 de Julho de 1789, veneraremos três vezes ao dia as belas obras, banharemos nossos olhos nas cores da aurora arcoverdense, embeberemos nosso espírito das luzes da razão e... sobretudo... permaneceremos juntos. Um belo projeto alternativo de um mundo que finalmente valerá a pena.

Anúncios

Sobre Pedro Gabriel

www.lituraterre.com
Esse post foi publicado em (... LITURAS PRÓPRIAS ...), Crônicas, Diário, Fraternidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Nascimento da Nova França

  1. Oxente! Eu conheço esse povo todinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s