Herói

Jobim

Embora não possa creditar o nome do fotógrafo que, com sensibilidade, capturou essa beleza de imagem, posso ao menos credenciar sua trajetória em meu acervo: agradeço a Renato Queiroz por ter compartilhado comigo essa imagem preciosa bem como tantas outras valiosidades. A construção e a manutenção de uma amizade verdadeira tem o mesmo quinhão de uma grande obra, é algo que, de algum modo, redime o mundo. Obrigado.

Ao contrário da era de luzes que anunciaram os iluministas, entramos na era da estupidez, da demagogia, da cafonice intelectual, da burrice como mérito e da criação de um imenso rebanho humano. Nietzsche acertou todas as suas previsões: em todos os tempos houveram intranquilos, embusteiros, desqualificados, mas em nenhuma outra época a má índole se impôs como como condição de ascensão. Com efeito, como afirma Nietzsche, o homem constante, tranquilo e permanente em seu desejo pode considerar que é dotado de mais do que uma boa índole, mas uma virtude superior que serve a toda a nossa espécie levando adiante a chama do heroísmo, das grandes obras e da afirmação de uma vida autêntica e não simulada. Um desses grandes Heróis da minha e de todas as vidas aniversaria hoje. Se vivo, Tom Jobim e seu piano (que quando juntos tornaram melhor o mundo em que você e eu vivemos) completariam hoje 87 lindos anos. Sua música ecoou suave tornando menores as misérias individuais e coletivas de nossa pobre gente tão rica de vazios. Comemoro esta data relendo a carta escrita por mim em Dezembro quando da ocasião de sua morte. Parabéns, Tomzinho.

(Minha) Carta ao Tom: https://lituraterre.com/2013/12/08/minha-carta-ao-tom/

Anúncios

Sobre Pedro Gabriel

www.lituraterre.com
Esse post foi publicado em (... LITURAS PRÓPRIAS ...), Amor, Ódio e Ignorância, Mundo, vasto mundo..., Passagem das Horas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s