Revisitando Gainsbourg

Serge Gainsbourg

(…) O filme é tecnicamente perfeito e extremamente oportuno para o triste momento em que vivemos enquanto espécie. Refletir sobre Serge e os imperativos morais que impedem a apreciação de sua obra traça uma triste imagem de nosso caricato momento. Pensar que artistas como Serge Gainsbourg e Vinicius de Moraes, donos de duas obras lisérgicas e atemporais, não teriam espaço no puritano mundo onde temos a infelicidade de hoje viver soa em nossos ouvidos como um grave alarme. Gainsbourg e Vinicius seriam hoje impedidos de fumar no palco, seriam publicamente desencorajados por sua vida amorosa prolífica e antes de serem esteticamente apreciados, seriam banidos como más influências. Serge é uma tocha diante da qual nós nos tornamos uma pálida fagulha e sua obra, criada no calor dessa pira demasiado humana, não se perderá na curva do tempo. Seguirá iluminando a obscuridade de nossa covardia, desafiando os impasses morais criados pela atmosfera que respiramos. A sua abordagem moral (antes de sua apreciação estética), torna claro, aliás, o modo como impropriamente afundamos em nossa decadência. Nesse sentido retornar a Gainsbourg, ousar apreciar sua vida iniciada e concluída numa bacia suja nos faz mais humanos e o belo filme de Sfar contribui positivamente para a nossa escalada do fundo do abismo da contemporaneidade.

Leia na íntegra a crônica sobre “Gainsbourg, o homem que amava as mulheres” (Vie héroïque, France, 2010) no Coletivo Amalgama:
http://www.amalgama.blog.br/09/2011/gainsbourg-heroi-sujo/

Anúncios

Sobre Pedro Gabriel

www.lituraterre.com
Esse post foi publicado em (... LITURAS PRÓPRIAS ...), Amor, Ódio e Ignorância, Belas Artes, Cinema e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s